Metodologia de Ensino-Aprendizagem
O processo de ensino-aprendizagem, no UniMauá, será mediado por metodologias de ensino diversificadas, aplicadas a diferentes momentos do desenvolvimento dos alunos.
Assim, como os alunos precisam se adaptar gradualmente a questões e técnicas médicas complexas, a abordagem metodológica da instituição também será paulatina e diversificada, buscando o caminhar conjunto de todos os alunos, considerados como turma. Os conteúdos do curso de Medicina são agrupados em módulos e a metodologia pode ser considerada “blended” ou multi métodos, pois associa diversas metodologias ativas, aulas práticas, simulações, aulas tradicionais dialogadas e conferências, como sintetiza o quadro abaixo:
Metodologia | Eixos Curriculares | Formas de Aplicação |
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Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP / PBL) | Corpo Humano e seus Sistemas | Processamento de situações problema em pequenos grupos, em 2 períodos inteiros na semana, horário protegido para estudos (aprendizagem autodirigida) e atividades práticas nos laboratórios de morfofuncionais, nos componentes curriculares de oferta modular (vertical). |
Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE / TBL) | Processo Saúde-Doença / Sistema de Saúde | Será aplicada sob a forma de espaço semanal para desenvolvimento de temas específicos de atualização e síntese dos tópicos abordados durante o desenvolvimento dos componentes curriculares presença de professor e um facilitador/expertise com turma completa e distribuídos em pequenos grupos na mesma sala. |
Aprendizagem Baseada em Projetos / Problematização | Sistema de Saúde | Atividade semanal e continua nas USF, no processamento de problemas do cotidiano enfrentados pelas equipes de saúde. |
Simulação Realística | Processo Saúde-Doença | Atividade semanal em laboratório específico de Simulação Realística - Robótica para aprendizagem de Procedimentos em Simuladores de Alta fidelidade (Debriefing e feedback). |
Aprendizagem Baseada em Roteiros | Corpo Humano e seus Sistemas | Atividade semanal em laboratórios morfofuncionais a partir dos roteiros previamente organizados. |
Sala de Aula Invertida | Competências Profissionais, Pesquisa e Inovação | Atividade conduzida pelos estudantes, sob supervisão e acompanhamento docente, conforme programação. |
Ensino Baseada na Comunidade (EBC) | Sistema de Saúde Extensão | Atividade semanal e continua nas USF, no processamento de problemas do cotidiano enfrentados pelas equipes de saúde. |
Ensino Baseado em Casos Clínicos | Raciocínio Clínico | Atividade semanal de integração, organizada por meio de sessões de mentoria e/ou em pequenos grupos. |
Ensino Baseado em Projetos e Metodologia de Mobilização Coletiva e Individual | Extensão | Será utilizada ao longo do curso no Componente Curricular Longitudinal Interação em Saúde na Comunidade (IESC) e no Internato em Saúde da Família e Comunidade. Será aplicada sob a forma atividade semanal e contínua nas USFs, no processamento de problemas complexos indicados pelas equipes e usuários das USF com processamento utilizando ferramentas do Planejamento Participativo e propondo intervenção pactuada na realidade. |